Entenda como o projeto solar pode ser uma ótima opção para você

Entenda como o projeto solar pode ser uma ótima opção para você

A energia solar é uma opção viável para muitas pessoas. Além de ser uma energia renovável e sustentável, ela também possibilita que você possa ter uma boa economia mensal, além de também alcançar a independência das distribuidoras de energia elétrica.

Todavia, existem várias outras vantagens a respeito do projeto solar, onde cada perfil de interessado pode se beneficiar.

Antes de mais nada, é preciso ter em mente que existem dois sistemas para projetos solares e que cada um atinge um público diferenciado, oferecendo as suas próprias vantagens e benefícios.

Sistema On Grid: excelente para quem busca economizar

O sistema On Grid é um dos sistemas do projeto solar. Ele é muito popular em áreas urbanas e tem como principal característica a conexão com as redes elétricas de energia.

A vantagem em torno do sistema On Grid é, exatamente, essa conexão com as distribuidoras de energia elétrica. Isso acontece porque se houver um excedente da energia gerada pela luz solar, ela será armazena na rede elétrica de energia. Se a energia gerada através do painel não for suficiente, todavia, a rede elétrica irá completar o que faltar.

De tal maneira que você poderá ter descontos em contas de luz futuras, se o seu painel produzir energia elétrica mais que o suficiente para um dia só. Se faltar energia para completar o dia, entretanto, você só pagará as horas que utilizou naquele dia.

Além disso, o sistema On Grid também é muito rentável. Além dos custos de instalação, a manutenção para esse tipo de projeto não é muito necessária, o que gera um custo benefício muito interessante para quem busca economizar.

Sistema Off Grid: excelente para lugares remotos

O sistema Off Grid, diferente do On Grid, não é conectado à rede elétrica. Isso faz com que o seu público alvo seja outro. Geralmente, esse tipo de projeto solar é instalado em áreas rurais e remotas, onde a distribuição de energia elétrica é complicada ou nula.

O uso da energia solar se torna viável nesses casos porque os equipamentos necessários para a instalação são pequenos e não são tão custosos do que fios de transmissão para energia elétrica, por exemplo.

E também não há a preocupação de ficar sem energia quando houver períodos sem sol, já que a energia solar será armazenada em baterias próprias, que serão acionadas quando os dias forem mais nublados, por exemplo.

Comentários