Você sabe quais as vantagens ao instalar o painel solar?

Com a evolução tecnológica que começou mais precisamente a partir da Revolução Industrial, entre os séculos XVIII e XIX, todos os setores vêm em crescente evolução, e cada vez mais rápido.

Um ótimo exemplo a ser citado é em relação aos sistemas de geração de energia. No Brasil, faz-se uso dos seguintes: de energia hidrelétrica, petróleo, carvão mineral, biocombustíveis, gás natural, energia nuclear e solar. Neste artigo, daremos ênfase para a energia solar e a maneira como ela pode ser consumida pela população.

A energia solar, assim como a gerada a partir do vento, chuva, marés e energia geotérmica, é considerada uma energia renovável, pois advém dos recursos da própria natureza.

Como a energia solar é usada?

Os seres humanos aproveitam a energia solar e convertem em calor para movimentar motores, por exemplo, ou mesmo em eletricidade. Existem dois tipos dessa energia: a térmica e a fotovoltaica. A térmica relaciona-se de forma direta e total à energia captada de um sistema, neste caso, o solar. A fotovoltaica é captada por módulos fotovoltaicos, popularmente conhecidos como painéis de energia solar ou placas solares e convertida em energia elétrica.

Sem ser preciso a intervenção humana, os módulos podem captar energia solar principalmente nos locais onde há bastante incidência da luz de uma das maiores estrelas do Universo. Outra vantagem é que, com a instalação desses equipamentos para gerar essa energia renovável, você estará contribuindo para a preservação do meio ambiente.

Não que a energia solar não gere impactos, contudo, ela não causa poluentes como outras, sendo considerada geradora limpa de energia, por não ser emissora de gases-estufa ou carbônico à atmosfera. Outro ponto interessante a comentar é que esse tipo de energia não causa interferência em aparelhos eletroeletrônicos, como pode ocorrer com alguns dos outros mencionados acima.

Energia solar: benefício sustentável

A instalação de módulos fotovoltaicos dispensa a energia elétrica proveniente de usinas, esta é usada apenas depois de convertida, daí uma grande vantagem para pessoas que moram em pontos isolados. Esse esquema é, inclusive, mais um motivo para quem deseja aproveitar o belo e a natureza sem prejudicá-los. Se você decidiu morar afastado dos grandes centros, mas não quer abrir mão de algumas comodidades da vida urbana e muito menos gerar poluentes, o sistema de energia solar é, sem dúvida, sua melhor opção.

Comentários
Chat
Chat
Como podemos ajudá-lo?
Conectando...
Nenhum atendente disponível no momento. Por favor, tente novamente em outro momento.
Todos nossos operadores estão ocupados. Por favor, tente novamente em outro momento.
Bem vindo ao chat!
:
:
Esta sessão do chat se encerrou.